quinta-feira, 24 de julho de 2014

Andy Zwerling - Spiders in Night (1971)


Apenas um homem em cima do telhado de uma casa. Capa de disco típico dos anos 70, uma simplicidade e “desleixo” que não vemos mais. Spiders in Night é de uma época que cult era algo bem mais simples do sentido que se tem hoje. Canções que soam como histórias suburbanas e personagens inocentes; cada tema com melodias concretas típicas de Syd Barrett, Alexander "Skip" Spence e Nick Drake.

As canções são lindas e nos remete a um tempo que hoje parece tão longínquo. Tempo este que você sentava na porta da casa ou na varanda pra ouvir “um som”, sem precisar ficar mexendo no tablet ou smartphone ao mesmo tempo. Tudo parecia mais lento; as pessoas andavam pelas ruas flanando, os carros trafegavam lentamente e as crianças brincavam nas ruas.



Nem precisa dizer que hoje Andy Zwerling é um mero desconhecido, ainda mais que vivemos a era do fast-food musical. Confesso que sei pouco sobre ele depois desse álbum. Sei que gravou mais tarde um álbum com sua irmã Leslie. Este trabalho de 1971, lançado pelo selo Kama Sutra apresenta algumas canções folclóricas psych-folk belíssimas, a maioria com apenas a voz de Andy e seu violão. As letras têm uma inclinação ligeiramente mística que, por vezes, parecem um pouco datadas.

Nenhum comentário: