terça-feira, 16 de julho de 2013

Bandas que você acha que conhece, mas não conhece

Em algum momento de sua vida com certeza conheceu (ou ouvir falar) da ex-banda dos irmãos Gallagher, Oasis; Nirvana, do falecido Kurt Cobain; Skid Row, liderado pelo Sebastian Bach; e o Iron Maiden, do chefe Steve Harris. No entanto, perdidos nas décadas de 1960 e 1970, existiram bandas com o mesmo nome das citadas, mas não com tanta sorte quanto elas.

Algumas não passaram do primeiro álbum; outras acabaram deixando que a poeira do tempo deixasse ofuscadas suas obras da história.  Talvez a menos obscura seja o Skid Row, por ter tido em sua formação Gary Moore e Phil Lynott; ambos futuros membros do Thin Lizzy. Mesmo assim a banda não ganhou fama fora da Irlanda. Vamos a elas:

Nirvana - Apesar de ser considerada uma banda britânica, o grupo tem origem em dois multi-instrumentistas gregos, Campbell-Lyons e Alex Spyropoulos, que em 1967 lançaram o primeiro trabalho pela Island Records. Este disco contava uma história de ficção científica chamada The Story of Simon Simopath. Muitos consideram este lançamento como o primeiro álbum conceitual da história, antes mesmo do SF Sorrow (1968) do Pretty Things e Tommy (1969) do The Who no final dos anos 1960.

Nunca conseguiram fazer sucesso, embora muito elogiados pela crítica. A mistura de rock, folk, pop, jazz e até ritmos latinos causou estranheza ao público da época. Portanto, se separaram em 1971 e retomariam as atividades somente em 1985, divulgando a coletânea Black Flower.

Na década de 1990, o grupo lança dois álbuns que também não alcançam sucesso. Um desses álbuns, Orange and Blue (1996), uma compilação de material antigo nunca lançado, contém um cover em forma de paródia do Nirvana de Kurt Cobain, Lithium.

Falando em Kurt Cobain, ele deve ter levado um susto quando o antigo Nirvana resolveu processar sua banda e entrou com uma ação judicial pelo uso do nome. No entanto, tudo foi resolvido amigavelmente, decidindo que ambas continuariam usando o mesmo nome.

Oasis – Existiram três bandas com este nome. A mais famosa é a dos irmãos Gallagher.
A mais antiga surgiu nos anos 1960 nos EUA, tocando um pop psicodélico bem ao gosto da época com toques de rock progressivo. Lançaram um único álbum auto-intitulado em 1973. Apesar  da ajuda de David Crosby e mesmo estando inseridos em meio à cena californiana a banda não vingou.  

O outro Oasis era inglês, fazendo uma música bem pop sem nenhuma ligação com rock. Ou seja, estava mais para Barbara Streisand, portanto, entra aqui apenas a título de curiosidade. Formado em 1984, também lançaram um único álbum, chegando a ter boa colocação nas paradas inglesas.

O interessante é que a banda tinha dois cantores, Peter Skellern e Mary Hopkin. Esta última havia lançado belos discos no final dos anos sessenta e obteve ajuda de Paul McCartney, que além de escrever algumas canções para ela e produzir seu primeiro trabalho, ainda aproveitou para dar uns “amassos” na moça.

Skid Row – Como havia dito, nesta banda constavam dois sujeitos famosos, Moore e Phil Lynott, que dispensam apresentação. No entanto, a banda é obscura, pois retrata os primeiros passos dos rapazes em registro profissional.

Skid Row foi uma banda de blues rock bem ao estilo do Free, apenas um pouco mais psicodélico. Lançaram três álbuns: Skid (1970, Skid Row (1970) e 34 Hours (1971). O grupo não conseguiu falar muito sucesso fora da Irlanda, dando fim as atividades da banda. Gary Moore partiria para carreira solo e futuramente entraria para Thin Lizzy, banda que Phil Lynnot formaria logo depois de ter montando o Skid Row.

Iron Maiden – Esta banda era muito boa mesmo e teve muito azar na vida. Para começar tiveram o nome usurpado por Steve Harris – será mesmo que ele baseou o nome para sua banda quando viu o filme “O Homem Da Máscara De Ferro”?

Acredito que foi coincidência, afinal o antigo Iron Maiden nunca lançou um álbum em “vida”. Tudo por culpa da gravadora (Gemini Records) que perdeu as cópias das masters originais da banda. Sendo assim, apenas em 1998 viria o registro das gravações antigas dessa banda que estava na ativa desde 1964 quando ainda atendiam pelo nome de Bum.
Em defesa de Steve Harris: como ele poderia ter conhecido a banda? A não ser que ele foi a algum pub inglês em Essex (a banda é de Basildon, um condado dessa cidade) e presenciou os caras atacando com seu hard rock entre 1968 e 1972. Susto levou quando um sujeito ligou para ele por volta de 1976, dizendo que iria processá-lo por uso indevido do nome Iron Maiden, é o que Steve Harris conta em sua biografia.


Maiden Voyage, que deveria ter sido lançado em 1970, é um álbum de hard rock com toques de progressivo com tinturas de Doom, de fato, alguns consideram-no o início do Doom Metal.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Homônimos são uma coisa... quando solteira era meu grande pavor já que meu nome era bem curtinho... mas homônimos em bandas de rock, é o fim da picada!
Que bom Cláudio que vc traz essas informações pra gente.
Adoro seu blog.