sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trenes de Juguete (2007) – Bosques de Mi Mente



Este disco é sobre a infância: memórias que guardamos - consciência ou inconscientemente - em nosso ser, que muitas vezes vem à tona de formas inesperadas e sem darmos conta disso. Época em que aos olhos infantis, o mundo era diferente; tinha outras cores, outros significados. A chuva, o sol, as árvores, os sorrisos das pessoas refletiam em nosso ser de forma mais real, original, sem às várias interpretações racionais que vamos adquirindo até chegar à idade adulta.

Mas esta obra maravilhosa resgata a criança perdida dentro de nós. Sem dúvida, um álbum terapêutico. Música melancólica e minimalista.Não tenho palavras mais para descrever o trabalho deste músico espanhol. A influência de Brian Eno, Harold Budd e Yean Tiersen é inegável, porém, creio, que o grande trunfo de Bosques de mi Mente está nesta viagem, por meio de arranjos minimalista de nos levar para dentro do nosso ser, nas memórias escondidas pelas nossas máscaras sociais.


Não apenas este trabalho quanto qualquer outro do artista é capaz de tocar a nossa essência, a Alma adormecida, que parece estar sempre nos observando, esperando um momento em que o silêncio falar-se-á mais alto, quando aquietarmos nossas emoções transitórias e deixá-la manifestar como à época em que éramos apenas criancinhas e víamos o belo em tudo.

Nacho faz música de forma quase sensitiva, tendo o piano clássico como instrumento condutor, as canções brotam de sua alma diretamente para os seus dedos, algumas vezes é acompanhado de violinos, sintetizadores atmosféricos e mellotrons.

É bom lembrar que ele já havia experimentado fazer álbuns apenas com instrumentos de brinquedo, bem antes dos mineiros do Pato Fu. Refiro-me ao trabalho “Innocence” que foi inspirado em “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry.

Trenes de Juguete, de 2007, é o primeiro trabalho de Nacho. Gravado com poucos recursos em sua casa. Nele, busca uma maneira de explorar conceitos como o minimalismo, o clímax, a atmosfera de repetição, o tempo, o silêncio, ruído, música concreta e muitos mais

Nacho coloca à disposição online todas as suas músicas, você pode compartilhar, copiar, baixar livremente e gratuitamente com a licença da Creative Commons, sua gravadora.

Nas palavras do compositor: “Música é arte, uma expressão subjetiva da realidade, e, como tal, enriquece quem a ouve, então eu acho que toda expressão artística deve ser acessível a todos e ser livre" Assim seja.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Esse post eu já conhecia por suas mãos, rsrsrs.Bem como esse cd. Aliás, esse cd é algo extremamente especial em minha vida. Acho que nele passado e futuro se misturam e acredite: ele me acalma e me faz ter esperança na vida. Algo assim mágico.
Obrigada por ter me apresentado esse cd. E mais ainda: por existir na minha vida.
Beijim
Mary Joe