segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quando os Ramones encontraram com o Black Sabbath


O que o Black Sabbath tem a ver com os Ramones? Quase nada. Mas ambas as bandas são consideradas precursoras de dois grandes estilos musicais: o heavy metal e o punk rock. E foi partindo desta visão que o agente de shows dos Ramones, no início dos anos 1980, teve a ideia de juntar as duas bandas para uma excursão conjunta.

O Black Sabbath era considerado uma grande banda, lotavam shows e vendiam milhões de álbuns, já os Ramones, apesar da popularidade, nunca venderam muito bem, a não ser mais para o final da carreira; quando realmente começaram a atrair grandes públicos. No entanto, ambas tinham um público fiel.

Nem precisa dizer que os shows foram caóticos. Mas a coisa engrossou mesmo quando foram para San Bernardino, Califórnia, EUA, uma cidade com uma abundância de agricultores, motoqueiros beberrões e para piorar o show foi promovido como Os Reis do Heavy Metal versos os Reis do Punk Rock. Os Ramones se encontraram em apuros quando viram chegar um monte de gangues de motoqueiros e agricultores carregando garrafas de uísque e pedras. E pior: eles estavam armados! Lá, não revistavam as pessoas na porta, não havia seguranças, nem detectores de metal.

Quando começaram a tocar as pessoas estavam segurando garrafas de uísque, fazendo um movimento como se estivessem com a intenção de jogar neles. Depois de cerca de 20 minutos do set o mundo desabou: garrafas, velas de ignição, carburadores começaram a serem lançados ao palco. Os rapazes foram capazes de se esquivarem de tudo e ninguém ficou ferido. Claro, não demorou os Ramones mandarem todo mundo se fuder e saírem do palco. Isto é punk rock!

Um comentário:

Mary Joe disse...

Tento imaginar a zona que foi esse show... ja´vi o Renato Russo arremessar sapato na plateia, mas nunca vi nada parecido com isso aí.
Gostei de saber.
Saudades do seu blog. :D