terça-feira, 5 de março de 2013

Marc Bolan & The T. Rex




Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow, este no esquisito é o título do nono álbum de estudio do T.Rex, em 1974. Marc Bolan e seu T.Rex foi um dos principais artistas do chamado Glam rock no Reino Unido. Este trabalho é considerado o início decadência tanto do T.Rex como do Glam Rock – David Bowie que foi esperto e resolver ainda em 1973 dar fim ao seu personagem glam Ziggy Stardust  e partir para outras praias musicais como o “Soul de branco” em “Young American”.

Engraçado que em Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow, Marc Bolan já estava enamorado do soul e funk antes mesmo de David Bowie, mas, talvez, sua imagem de glam fosse ainda muito forte para às pessoas perceberem a transição de estilos.

A verdade é que o álbum dividiu fãs e críticos e acabou sendo bastante injustiça. Apesar de ter atingido a 12ª posição, vendeu bem menos que os trabalhos anteriores. Nele contem os hits Groover, Truck On  e Teenage Dream; porém há outros achados como as excelentes

Curiosidade: Marc Bolan queria mudar o nome da banda para Marc Bolan & The  Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow, mas a gravadora deu um sonoro não pra ele. E também foi acusado de imitar o amigo David Bowie e  seu Ziggy Stardust and The Spiders from Mars. Mas o que poucos sabem é que Bolan já pensava em fazer a mudança bem antes de Bowie, quatro anos antes, época em que Bowie nem sonhava criar o The Spiders from Mars.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Acho uma pena o glam rock ter acabado logo... gosto dessa coisa teatral dele.
Seu texto ficou legal... aprendo muito por aqui.
Beijokas
Mary Joe