sábado, 14 de abril de 2012

Eagles - Hotel California (1976)


Poucos conseguiram traduzir de forma tão sincera o espírito do rock californiano da primeira metade dos 1970 quanto The Eagles, banda liderada pelo vocalista e guitarrista/vocalista Glenn Frey e o baterista/vocalista Don Henley.

Foi o primeiro álbum após a entrada do guitarrista Joe Walsh (ex- James Gang) e disparado o maior sucesso comercial do grupo com Hotel California e seu final com o duelo de guitarras – um dos mais belos solos, convenhamos.

O álbum reflete o resultado do estilo de vida hedonista que acometeu grande parcela da comunidade de roqueiros de Los Angeles. A imagem da capa é do Beverly Hills Hotel e traz outras grandes músicas além da faixa título, como o hit New Kid in Town e às não menos belas Victim of Love e Pretty Maids All in a Row. Depois deste clássico a banda entrou em lenta decadência e o emergente punk rock varria do cenário musical os velhos enaltecidos e endinheirados da herança flower power.

A origem da banda remota ao início dos anos 70 quando quatro membros da banda de apoio de Linda Ronstadt formaram um grupo que explorou os vários elementos estilísticos de seus predecessores de L.A. – country, folk, rock – com grande sucesso artístico e comercial.

The Eagles era formado originalmente pelo ex-guitarrista dos Flying Burrito Brothers, Bernie Leadon, o egresso da Motown, Glenn Frey, o ex-baxista do Poco, Randy Meisner, e o baterista texano Don Henley.

Eles eram uma banda de duas guitarras que contava com instrumentos do country, uma base rítmica forte e harmonias bem armadas. No começo (vide o 1º álbum autointitulado) havia uma fascinação, coisa de época, pela religião dos nativos da América e pelos ensinamentos de bruxo Don Juan. Tanto que no dia marcado para a sessão de fotos para a capa do primeiro trabalho, a banda foi até o deserto, preparou uma fogueira, tomou chá de peiote e depois posou para a câmera.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Adoro essa música (Hotel California), acho que ela parece com minha infância.
Seu post ficou muito bom.
beijim
Mary Joe