quinta-feira, 4 de agosto de 2011

The Waterboys - This Is The Sea (1985)


Quando o The Waterboys lançou seu terceiro trabalho, This Is the Sea, e conquistou um público maior, principalmente por causa da música The Whole of the Moon, eles poderiam ter seguido a trilha do U2 e trafegar pelo megacircuito ianque – à época, eles abriram para eles a turnê note-americana. Mas não, no álbum subseqüente preferiram refugiar na Irlanda a convite do violinista Steve Wickham, e lançar Fisherman´s Blues, um álbum folk que valorizava a cultura irlandesa, assim evitando as fórmulas fáceis do mundo pop.

A banda sempre capitaneada pelo carismático vocalista/guitarrista/violonista/pianista Mike Scott, alcançou o sucesso em 1985 com este que é o mais famoso e um dos melhores álbuns do The Waterboys, This Is The Sea. Além da citada clássica The Whole of the Moon, temos à la Bruce Springsteen, Don´t Bang the Drum, o rock nervoso de Medicine Bow e as belíssimas Old England e This Is The Sea.

Nessa época a banda ainda tinha como integrante Karl Wallinger, que logo fundaria outra excelente banda, o World Party, que seguia a mesma linha musical do Waterboys, com a diferença de serem mais psicodélicos. Wallinger era grande fã dos Beatles.



As letras, em grande maioria escritas por Mike Scott, muitas vezes continham referências literárias relacionadas à espiritualidade (Mike estudou literatura inglesa e filosofia), algo que manteve inclusive em sua carreira solo. O álbum This the Sea fecha a fase chamada de Big Music, termo usados por vários críticos para descrever o som grandioso dos três primeiros álbuns.

2 comentários:

Adri disse...

eu choro ouvindo essa música porque ela é você perto de mim....

Mary Joe disse...

Gostei muito do post e também da banda. Naõ conhecia, mas me pareceu legal.
Beijokas
Mary Joe