quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lynyrd Skynyrd - Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd (1973)


Ao lado do Allman Brothers Band, o Lynyrd Skynyrd é o grupo mais importante do southern rock. A diferença é que eles são muito mais ligado ao rock´n´roll, sendo precursores no uso de três guitarras – características que várias bandas de southern rock seguiram a partir de então.

A banda contava com o cantor Ronnie Van Zant, os guitarristas Allen Collins, Rickey Medlocke e Gary Rossington, o baixista Ed King, Billy Powell no teclado e o baterista Bob Burns. É com esta formação que gravam o debut Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd (1973), produzido por Al Kooper.

Se você gosta de ZZ Top, Blackfoot, Outlaws, Creedence Clearwater Revival, The Black Crowes, caso não conheça, vai curtir esta banda emblemática do rock sulista americano. É neste primeiro trabalho, Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd, que se encontra a segunda música mais famosa deles – a primeira é "Home Sweeet Alabama" – "Free Bird". Uma das melhores músicas da história do rock. Épica (que dura mais de nove minutos), a qual inicia com um lindo arranjo de piano, segue magistralmente até culminar em um dos mais belos duelos de guitarras, onde o duo Rossington e Collins brilham. Na versão ao vivo, que se encontra no álbum One More From the Road (1976), a canção ultrapassa os 14 minutos.

Mas não é apenas de "Free Bird" que o disco é feito. Chama a atenção os riffs de guitarra na faixa de abertura, I Ain´t The One, a beleza da acústica Mississippi Kid”, linda balada Tuesday´s Gone e “Simple Man”, música típica da banda e uma das preferidas dos fãs até hoje.

O titulo do álbum ensina como se pronuncia Lynyrd Skynyrd – o nome veio de uma gozação com um austero professor de educação física, Leonard Skinner, que pegava no pé dos rapazes no colegial. A capa do disco também é bem legal, na qual optaram pela simplicidade. A foto foi tirada na Main Street, em Jonesboro, Georgia.

Apesar de na época o Lynyrd Skynyrd contar com seis membros, na fotografia aparece sete músicos, isso é porque o baixista da banda, Leon Wilkeson, deixou a banda antes da conclusão do álbum e Ed King foi convidado a preencher a vaga. Leon voltaria futuramente.

2 comentários:

Adri disse...

Muito bom post. Só vc mesmo p falar dessas coisas!
Te acho brilhante!

Mary Joe disse...

As vezes fico me perguntando como vc conhece essas bandas, e como aprendeu essas coisas. Concordo com a Adriana, vc é mesmo brilhante.
Beijim
Mary