domingo, 31 de julho de 2011

The Black Crowes - Shake Your Money Maker (1990)


Foi graças a um cover envenenado de Otis Redding – Hard to Handle – que fez disparar às vendas do primeiro álbum desse quinteto de Atlanta em 1990. Em plena era grunge, esses hipongas apareceram um som avesso ao que se praticava à época. Faces, Humble Pie, Rolling Stones, R&B, Blues e todo clima setentão moldava a música do Black Crowes.

Claro, na cola veio outra canção que virou single, Jealous Again, até hoje presente no repertório da banda. A acústica e melódica She Talks to Angles mostra que o cantor Chris Robinson estava à altura de suas referencias. O rock´n´roll está bem apresentado em struttin´Blues, Thick n Thin e Stare It Cold.



Tanto o visual quanto a música surpreendeu muita gente. Não parecia uma banda surgida nos anos 1990 e sim um grupo do início dos anos 1970, chegando até a usar tapetes no palco! Eles comportavam como se fossem velhos manos de Keith Richards, Mick Jagger e com calças boca-de-sino e ignorando pelo menos 15 anos anteriores da histórica do rock.

Este primeiro álbum dos Corvos Negros (por certo, o título é uma clara referência a um tema clássico do bluesman Elmore James) é um fabuloso cocktail de blues-rock, southern rock, hard rock e soul clássico, onde se encontra com a essência dos Rolling Stones, Lynyrd Skynyrd, The Faces, Creedence, Humble Pie, Led Zeppelin e The Band sem cair na vulgaridade de imitação.

2 comentários:

Adri disse...

Aprendi a gostar deles por sua causa. Sem mais!
Beijos e uma ótima semana...

Fabio Pires disse...

assisti ao show deles no Hollywood Rock em 1996 e posso dizer que foi um dos melhores shows que ja fui...