domingo, 19 de junho de 2011

Three Dog Night e os sucessos de uma época


Música é memória. E hoje relembrei uma antiga banda dos anos 1970, chamada Three Dog Night, mesmo com este nome esquisito eles fizeram muito sucesso, mas nunca foram muito aceitos pela ala mais radical do rock à época. Muito devido deles não comporem suas próprias musicas, mas pelo menos ajudaram a popularizar compositores como Nilsson, Leo Sayer e Randy Newman.

Antes a banda se chamaria Soma, depois SubRosa e Tricycle. Mas um dia a namorada de Danny Hutton, June Fairchild, leu um artigo em uma revista na qual se explicava como os aborígenes australianos cavavam buracos no deserto para dormir, enquanto isso se aqueciam com um bom cão. Quando estava muito frio, utilizava-se um segundo cão. Assim, as noites muito frias no interior da Austrália é chamada de Three Dog Night, daí o nome.

A influência no cenário musical do Three Dog Night é inegável: 21 temas entre as 40 mais populares, 11 canções no Top 10, sete singles que venderam mais de um milhão de cópias e vários discos de ouro. Até o final de 1975, havia vendido 50 milhões de cópias.

O fato do grupo não ter uma voz que poderia ser chamado de líder, só enriqueceu as músicas. Ou seja, eram três cantores Danny Hutton, Chuck Negron e Cory Wells, que faziam belas harmonias vocais – não pensem em algo tipo Bee Gees, ok? O som era um pop rock, com temas meio hippies como Shambala e Joy o the World.

Apesar de eles serem muito criticados por serem muito comerciais, ninguém negava que os arranjos e interpretações eram excelentes. De 1970 a 1976 a banda teve enorme sucesso, até o momento em que começou os desentendimentos internos - problemas de ciúmes entre os três cantores basicamente. Também em 1976, o punk arrasando a Inglaterra e a discoteca começando a reinar nos EUA ajudou a por fim a banda.



2 comentários:

Adri disse...

anos 70 demais pra mim... nunca tinha ouvido falar

Adri disse...

mas essa música do 2 vídeo, eu reconheci de ouvido... p falar a verdd, acho q o chitãozinho e xororó plagiou, viu? http://www.vagalume.com.br/chitaozinho-e-xororo/nascemos-para-cantar.html