domingo, 20 de março de 2011

BBC reúne gravações raras da banda Yes no início de carreira



Lançado originalmente em 1997, Something's Coming: The BBC Recordings 1969-1970 traz várias atuações ao vivo que o Yes gravou para a BBC (Top Gear, The Sunday Show, etc) em 1969 e 1970), além de uma gravação para uma rádio alemã e outra para uma francesa. A qualidade sonora não é uma das melhores, mas se tratando de gravações raras para a BBC, pode-se dizer que é muito boa neste tipo de material.

O álbum é acompanhado de um livreto que inclui fotografias antigas, críticas feitas pela imprensa, bem como um ensaio de Peter Banks, no qual ele descreve de forma espirituosa, inteligente e (compreensivelmente) amarga sobre a maneira como ele foi despedido da banda e aproveita para saltar farpas em seu substituto, Steve Howe.

Muitos fãs não valorizam este período do Yes por não considerá-la sua fase “clássica”, a qual não incluía Steve Howe e Rick Wakeman. A banda ainda se dividia entre composições próprias e material alheio - “No Opportunity Necessary, No Experience Needed”, de Richie Havens, “Everydays”, de Stephen Stills, “Every Little Thing”, Beatles e “I See You”, do The Byrds – em seus dois primeiros trabalhos. A banda já mantinha uma energia incendiária com apenas dois álbuns de estúdio. Chris Squire destacava com seu baixo, uma Rickenbacker RM1999, que a utilizava para efeitos comuns em guitarra; Jon Anderson diferenciava com suas letras e “voz de anjo”; Banks tocava com ferocidade e talento, que faz você pensar porque os outros caras queriam se livrar dele; e Bill Bruford era o cara na bateria, tanto que o King Crimson fez questão de roubá-lo para si.



É interessante ouvir as músicas de Time and a Word (1970) tocadas sem o apoio de orquestra e algumas canções raras como uma versão diferente para Dear Father. Mas a verdadeira surpresa vem com a inédita “For Everyone”, extraída do início de uma seção de “Starship Trooper”.

Além da qualidade do som, alguns fãs ainda podem reclamar de que várias músicas aparecem mais de uma vez nos dois cd´s com performances diferentes. Com o tempo total de cerca de 95 minutos, poderia ter cortado essas faixas “repetidas” e pô-las em único cd. Mas Something´s Coming – The BBC Recordings 1969-1970 foi feito para colecionadores, fãs de bootleg, trazendo músicas ao vivo de uma fase não muito explorada. O que vemos geralmente são bootlegs e discos ao vivo oficiais da fase “clássica” com a entrada de Steve Howe e Rick Wakeman.

Obs.: este álbum foi reeditado nos EUA, cerca de um ano depois com o título Beyond and Before.

Um comentário:

Adri disse...

Curiosidades que a gente só encontra por aqui... Parabéns, Cláudio! Vc é FODA!