sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Beatles for Sale, um disco “menor” dos Beatles?


Muitos fãs consideram este álbum o mais fraco dos Beatles – Yellow Submarine não conta; é trilha sonora do desenho animado. No trabalho anterior, A Hard Day´s Night, só havia canções próprias, deixando para trás a inclusão de covers de artistas que os influenciaram. No mesmo ano de A Hard Day´s Night, em 1964, sai Beatles for Sale, no final do ano, repleto de covers e músicas que ficaram “engavetadas”.

Os Beatles estavam à venda. No auge da Beatlemania o mercado estava infestado de souvenirs da banda: perucas, chicletes, cadernos, bonecos e bottons dos rapazes; portanto, justifica-se o título do álbum. Era o começo do cansaço que a exposição e a fama traz. A capa do disco reflete bem a situação com o rosto sério e cansado deles.

Mas Beatles for Sale é um disco ruim? Longe disso, eles não têm disco ruim, nem o citado Yellow Submarino o é. Os covers são magníficos, incluí uma faixa de Chuck Berry (Rock and Roll Music), uma de Leiber e Stoller (Kansas City), uma de Little Richard (Hey, Hey, Hey), uma de Buddy Holly (Words of Love) e duas de Carl Perkins (Honey Don´t e Everybody´s Trying To Be My Baby), todas gravadas às pressas perto do fim das sessões.

É o primeiro disco deles a incluir músicas acústicas (I´ll Follow the Sun) e letras mais pessoais (I´m Loser). Influência de Bob Dylan - os Beatles estavam loucos por ele. Paul tinha ganhado o LP The Freewheelin Bob Dylan e os quatro passavam horas ouvindo-o.

Foi nessa época que eles se iniciaram à maconha, antes eram apenas os comprimidos que conheceram na fase de Hamburgo, Alemanhã. Foi outra influência de Dylan – ele achava, até então, que os Beatles fossem “maconheiros”. Tudo porque ele compreendeu a letra de I Want to Hold Your Hand errada. Em vez de entender I can´t hide, pensou que fosse I get high.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Muito bom seu post. Para te falar a verdade, nem sabia desse cd. Foi bom conhecer.
Seu blog ajuda muito nisso. A gente aprende bastante.
Beijokas
Mary Joe

Adri disse...

como eu te disse hoje, há muitos motivos para fãs de Beatles serem tão fanáticos...
excelente post, como sempre!