quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sambassadeur - European (2010)


Com apenas alguns discos este quarteto de Gotemburgo tornou-se um dos mais interessantes da fecunda e inesgotável cena indie-pop sueca

Baseado no nome de uma canção de Serge Gainsbourg (Le Sambassadeur), a banda sueca Sambassadeur foi formada em 2003 por Joachim Läckberg (guitarra e vocais), Anna Persson (vocal e guitarra), Tolergård Daniel (baixo) e Permbo Daniel (vocal e guitarra). Depois do aclamado "Sambassadeur"(2005) e"Migração"(2007), regressam com "European", seu terceiro álbum, que é o trabalho mais extrovertido, provavelmente resultante da confiança e da experiência adquirida nos últimos anos. Uma obra com grande capacidade de transmitir emoções, tudo sob suaves texturas orquestrais adornada pela voz carismática e inspiradora de Anna Persson que, por sua vez, está cantando lindamente.


Não sei o que tem na água de lá, por ter tantas bandas de indie-pop fazendo músicas maravilhosas. Desde que surgiu o Club 8, não tirei mais a atenção da Suécia. European não tem a quantidade de hits fáceis de seu predecessor, mas compensa com arranjos maravilhosos e um cadenciamento ao longo das 9 faixas é admirável. Outra coisa que podemos reparar é a alegria com que a banda está tocando agora, uma alegria contagiante que possibilita o experimento de vários instrumentos ao longo do disco e que resulta num indie-pop rico e feliz. No entanto, tem uns momentos melancólicos como em High and Low e a instrumental A remote view que lembra bastante Madredeus.


2 comentários:

Adri disse...

Um achado essa banda, Cláudio! Tem algo bem oitentista nela... Essa música do vídeo tem alguma coisa meio Cure, meio New Order. E ao mesmo tempo uma coisa tão agora! Muito bom...

Mary Joe disse...

Isso, Adri, bem oitentista mesmo... legal que vc achou as expressões que eu buscava e naõ encontrava. Lembrei de cara de New Order. Depois me lembrou a doçura do Pet Shop Boys tb... Muito legal.
Beijokas
Mary