domingo, 24 de outubro de 2010

John Cougar - American Fool (1982)


Entre 1982 a 1985, John Cougar fez um sucesso tremendo aqui no Brasil. Tocava muito nas rádios e sua popularidade era enorme. Com o tempo ele foi sendo esquecido, sendo que a atual geração praticamente sequer ouviu falar nele.

American Fool, seu sexto álbum e último como John Cougar (passaria a assinar como John Mellencamp), foi sua porta de entrada para o estrelado, com vendas enormes e atingindo o número 1 da Billboard, em grande parte graças ao single “Jack & Diane”, uma simples história de amor adolescente. Outro grande sucesso foi a canção Hurts So Good, música que ganhou videoclip e passava muito em alguns programas de música (a MTV estava surgindo no EUA e no Brasil só apareceria na década de 90).

John Mellencamp começou sua carreira no final dos anos 70 (seu primeiro álbum, de 1976, foi um fracasso comercial), mas aos poucos sua popularidade foi aumentando, principalmente a partir do início de 1980, aproveitando a força da música de Bruce Springsteen e a lacuna aberta por gente como Bob Seger, a quem ele se juntou a muitos elementos em comum; sua carreira progrediu, a música tornou-se mais pessoal. O desenvolvimento de uma combinação específica de folk rock e hard rock, influenciaria gente como Bon Jovi.



Sua popularidade estendeu até o álbum Scarecrow (1985), um trabalho que abordava temas sociais, e desfilava uma maior variedade de estilos, resultando sucesso de crítica e alcançando os primeiros lugares nas paradas. Após esse álbum, ele voltou-se mais para as atividades sociais, organização de ajuda aos agricultores, juntamente com Willie Nelson e Neil Young. Ele também ficou conhecido por sua postura antiempresarial, ao recusar ofertas de patrocínios de marcas de cigarros e cerveja.

Um comentário:

Adri disse...

Não lembro desse cara, mas a primeira coisa q eu pensei foi no Bon Jovi... Coincidência??? Acho que não né? Bem legal a música dele...