sexta-feira, 4 de junho de 2010

OLIVER (1969) - OLIVER SWORFORD


A música “Good Morning Starshine” é uma canção bastante conhecida, e querida, que foi tema do musical da Broadway Hair, em 1969, como também do filme de mesmo nome, só que realizado em 1979, portanto, 10 anos depois. Quem cantava a esta linda música era um rapaz com ares de bom moço, que poucos por essas plagas o conhece; trata-se, portanto, do cantor Oliver, que era praticamente um cantor de singles no EUA.

William Oliver Sworford era um músico pop, que começou a cantar em sua terra natal, na Carolina do Norte no início dos 1960. De início em grupos pop´s (The Virginians e The Good Earth), mas foi como cantor solo que emplacou seus poucos sucessos, entre eles, a balada “Jean” do filme The Prime of Miss Jean Brodie. No entanto, aqui no Brasil seu grande sucesso mesmo foi “Good Morning Starshine”.

Em 1969 foi lançado o LP “Oliver”. O mais interessante neste LP está nas adaptações de “In My Life” dos Beatles e na de “Ruby Tuesday” dos Rolling Stones. Também podemos destacar o único tema composto por Oliver “The Arrangement, com bonitos detalhes de orquestra de Hutch Davie, colaborador habitual do produtor Bod Crewe. Ademais, temos os êxitos de “Good Morning Starshine” e “Jean”.

Oliver, infelizmente, com o tempo foi caindo no esquecimento, sem nunca conseguir repetir seu sucesso nos anos 60. Acabou abandonando a música para se dedicar a carreira de negócios. O músico veio a falecer em 12 de fevereiro de 2000, com câncer, apenas 10 dias antes de completar 55 anos de idade.

2 comentários:

Adri disse...

Realmente é uma coisa super curiosa o que você acabou de contar. Quem conhece minimamente de música vai se lembrar da canção em Hair, mas nunca vai saber quem foi Oliver Sworford... Muito legal!
Beijos

Mary Joe disse...

Foi uma surpresa para mim a existencia desse cantor. Conhecia sim a música, pelo Hair, mas achava (na minha santa ignorancia) que ela tinha sido feita para o musical mesmo.
Legal saber mais.
Beijokas
Mary