terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Poesie Noire - Complicated Compilated 84-89 (1990)



Esta banda belga nunca ficou conhecida no Brasil; o único disco lançado por aqui foi essa excelente coletânea Complicated Compilated 84-89 (1990) que dava uma boa geral na carreira deles.
Experimentações com a eletrônica (no caso EBM - Electronic Body Music), pop e dance, influenciados e inspirados por bandas como Front 242, Neo Judgement, Fad Gadget e The Cure (tanto que regravaram A Night Like This), o Poesie Noire era formada por Johan Casters, Ludo Camberlin, Marianne Valvekens e Herman Gillis. Além dessas influências citadas, incluíam elementos acústicos oriundos da forma convencional do rock e uma certa veia gótica.
Eles estavam entre as bandas que em meados de 89, ficaram conhecidas no que chamavam de “invasão belga”, que contribuiu para a consolidação do grupo. Dois miniálbuns foram responsáveis por isso: En Grande Colere e Pity For The Self.
Essa coletânea mostra bons momentos como as canções Gioconda Smile e Déjà Vu - do cd Love Is Colder Than Death (1988) que Johan Casters considerava o disco dos seus sonhos - de seus poucos álbuns e incontáveis singles.
A banda praticamente desapareceu, quase que misteriosamente, em 1992. Sabe-se que Johan Casters se tornou DJ´s em casas noturnas e Marianne Valvekens secretária de uma grande empresa (!)



2 comentários:

Adri disse...

é o tipo de banda que devia mas nem estava no Top Top anos 80 da MTV. aquele pessoal não sabe PORRA nenhuma de música...

Mary Joe disse...

Interessante conhecer....