terça-feira, 3 de novembro de 2009

Scott McKenzie - San Francisco 1967



A situação: 1967, E.U.A., no meio à Guerra do Vietnã, algo estava mudando nesse país: um grupo de pessoas com ideais pacifistas, protestou energicamente contra a guerra, vista como sem sentido, que levava à morte suas famílias e amigos, mas não só isso, os protestos também se espalharam para outras áreas da sociedade, houve manifestações em favor das mulheres, homossexuais e minorias étnicas. E o epicentro de tudo isso - a contracultura, da liberdade espiritual, da vida em comunidade e em geral e a mudança nos ideais que tinha apoderado das sociedades ocidentais - foi em San Francisco.

Em meio a esse ambiente, John Phillips (vocalista do The Mamas & The Papas), organizou um festival que reuniu as estrelas musicais do momento e cuja recadação iria inteiramente para causas benéficas. Entre as bandas que estiveram no festival em Monterey, estavam The Animals, Simon and Garfunkel, The Byrds, Jefferson Airplane, Buffalo Springfield, The Who, Jimmy Hendrix e, claro, The Mamas & The Papas. Era o início do “Verão do Amor”.

Philip Blondheum nasceu em Jacksonville, Florida, Estados Unidos, mas cresceu na Carolina do Norte. Passando também parte da sua infância, na Virgínia, fez grande amizade com John Phillips (que mais tarde se tornou o líder do The Mamas & the Papas). Pouco a pouco ele foi introduzido em uma situação que, devido a várias circunstâncias, o colocou à frente da música americana sob o nome artístico de Scott McKenzie

Phillips, já apelidado de Papa John, compôs a música "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" (1967). Produzido por Phillips e Lou Alder e criada para promover o Monterey Pop Festival, realizado durante o chamado “Verão do Amor”, foi sucesso imediato. O êxito da música foi além do esperado e, falava de uma realidade social da época – com certeza um dos maiores hinos do movimento hippie. Chegou em 1º lugar nas paradas dos EUA.

2 comentários:

Adri disse...

Essa música é clássica. Eu adoro... Mas não sabia nada sobre a história dele nem sobre seu compositor. Fico boba com tanta cultura musical q vc tem!...

Anônimo disse...

Adoro essa música. É uma das tops da minha vida.
Endosso as palavras da Adriana... acho impressionante como vc sabe tanta coisa.
Parabéns
Beijokas
Mary Joe