domingo, 18 de outubro de 2009

Mando Diao: uma banda que não pode passar desapercebida



"Ver o Mando Diao ao vivo é como ir a uma igreja. Nossos fãs nutrem por nós o mesmo sentimento que as pessoas nutrem pela religião."
Gustaf Norèn

Apesar de vivermos em um mundo “globalizado”, em que há excesso de informações, parece que, em se tratando de música, algumas bandas com talento maravilhoso ficam à mercê da mídia. É o caso dos suecos do Mando Diao, que existem desde 2002, já com cinco cd´s lançados e só agora estão começando a ficarem conhecidos por essas plagas. O último, de 2009, se chama Give Me Fire e é um primor na cena pop/rock. Na Europa são bem populares e no Japão são idolatrados (japonês gostam de tudo). No entanto, são ignorados nos EUA.

O que falar dessa banda? Fazem um som alternativo (indie?), pop, dançante e ao mesmo tempo tem um clima anos 60, e às vezes com uma pegada anos 90 típicamente britpop. Eles têm um estilo muito deles (coisa rara), fazendo música de que gostam sem se preocuparem em agradar mercado.

Dá para comparar com outras bandas? Talvez, The Hives, The Last Shadow Puppets (na verdade um projeto), The Hellacopters, Jet e Caesars, são as que mais se aproximam, mas na verdade a banda soa anacrônica em relação a qualquer cena atual.
Mando Diao não é nenhuma nova sensação da música, como disse, existe oficialmente desde 2002, são de Borlänge, na Suécia, cidade considerada a de maior número de homicídios e drogados. Como diz a letra de Street Fighting Man dos Rolling Stones, que a única saída é montar uma banda de rock´n´n roll. E foi o que fizeram os rapazes do Mando Diao, acrescentando uma arrogância típica do Oasis para dar um tempero nas entrevistas, como dizer que suas músicas estão no nível das dos Beatles e The Rolling Stones. Uma coisa é certa: eles tem uma coisa de Beatles, não tanto na música, mas parece que alguma coisa na aura deles, sei lá.... E como John Lennon, Bjorn teve um sonho em que dizia que eles deviam trocar o nome da banda (Butler) para Mando Diao

Eles estão começando a ficarem populares no Brasil, tocam agora na MTV, e há até boatos de trazerem a banda para tocar aqui. Que venham logo!

Formação:
Bjorn Dixgård – Vocal, guitarra, letras
Gustaf Norèn - vocal, guitarra, letras
Carl-Johan Fogelklou – baixo, backing vocal
Samuel Giers – bateria
Mats Björke (órgão e percussão)
Mando Diao no Myspace www.myspace.com/mandodiao





2 comentários:

Adri disse...

som bem interessante! gosto qdo vc traz coisas novas aqui...

Mary Joe disse...

Olá Cláudio, gostei muito do seu post. Gosto quando vc nos apresenta bandas com todo o contexto, o país, a discografia, enfim, tudo sobre...
Até porque em geral meu conhecimento da maioria as bandas naõ vai além do que vc posta. Então, quanto mais abrangente vc é, mais aprendo.

E a banda? Ah, a banda é legal =)
Beijokas
Mary Joe