terça-feira, 30 de junho de 2009

THE KINKS - THE KINKS (1964)


O Black Sabbath inventou o som heavy metal, o Steppenwolf o termo, mas foi o The Kinks que introduziram o primeiro riff de heavy metal da história em You Really Got Me. A canção saiu num single em agosto de 64 e, a seguir, no primeiro álbum dos Kinks. E levou Ray Davies (voz, guitarra), seu irmão Dave (guitarra), Peter Quaife (baixo) e Mick Avory (bateria) - todos de Muswell Hill, norte de Londres - ao topo da concorrida cena beat.
Até então, eles e os Animals, Yardbirds, Zombies e afins formavam um bloco amorfo, cujo repertório era composto basicamente por covers (hit do r´n´r, standards do blues, novidades soul). Foi quando passaram a privilegiar material próprio que as diferenças apareceram. Entre essas tentativas que surge You Really Got Me que faturou o primeiro lugar nas paradas. Dois minutos e onze segundos de peso, vocais com sotaque cockney, mágica seqüência de posições - sol, fá, si - e um solo fuzz absolutamente desvairado de Dave (ou Jimmy Page, segundo a lenda, embora seu take realmente tivesse sido limado na hora H) garantiram imortalidade ao grupo. Sua influência reverbera até hoje.
A versão original de You Really Got Me era mais lenta, calcada no blues (grande influência de Ray Davies) e jazz. Composta ao piano, Dave Davies (irmão de Ray) tranportou-a para a guitarra, ao mesmo tempo em que tacou uma gilete no cone de seu amplificador, além de furar os alto-falantes com um lápis e espetado agulhas de costura pelo equipamento, para ganhar mais distorção. Para época, não havia riff mais sujo, distorcido e metalizado.
The Kinks ainda lançaria grandes álbuns, mas sem nunca ter a merecida fama de contemporâneos como The Who, The Beatles e The Rolling Stones. Entre 66 e 70, lançaram vários álbuns conceituais, entre eles, uma ópera-rock, Arthur or The Decline And Fall Of The British Empire (1969), no qual criticavam a sociedade inglesa. Tiveram outros sucessos como Lola, Waterloo Sunset e Victoria (regravada pelo The Fall nos anos 80) e o último sucesso foi a ótima Come Dancing, de 83.

http://rapidshare.com/files/250353494/1964_-_You_Really_Got_Me.rar.html

2 comentários:

Adri disse...

Adoro quando você conta as lendas do rock! Pessoas como você não vão deixar que ele morra!
Como diria Neil Young em Hey, hey, my, my, né?

Mary Joe disse...

Gostei de saber mais sobre o The Kinks. Sabe, a única música que eu conhecia deles era "The well respected man", que por acaso é uma fofa, e faz parte da trilha sonora de Juno.
Obrigada por dividir conosco seu conhecimento musical.
Beijinho
Mary