quinta-feira, 18 de junho de 2009

Common One (1980) - Van Morrison


Van Morrison é um buscador da verdade, de si mesmo – como eu também sou. O sujeito que já cantou canções como The Mystic Man e Into The Mystic; ganhou título honorário de filosofia da Universidade de Belfast (onde nasceu); leu muito William Brake e seguiu conselhos da esotérica Alice Bailey e Alan Watts (alguém já ouviu a música Alan Watts Blues?); mas também se decepcionou muito com o caminho das crenças religiosas, e isso ficou visível no álbum No Guru, No Method, No Teacher (1986), após romper com a cienciologia (àquela mesma que vive atraindo gente famosa como John Travolta e Tom Cruise).
Tem certas coisas que parecem que está na nossa alma, mesmo que tentemos afastar, não conseguimos. Creio que Morrison seja uma dessas pessoas: obcecado pela transcendência, foi em Common One que ele mais mergulhou no tema: lírico, belo e levado por uma musicalidade jazzística e blues.
Em apenas seis músicas o disco arrasta-se por mais de 50 minutos, mas mal percebemos, por estarmos envolvidos pela busca de Van Morrison, ou talvez de todos nós.



http://rapidshare.com/files/246053018/1980_-_Common_One.rar.html

2 comentários:

Adri disse...

gosto muito do timbre da voz dele. e a música é bem típica. dá pra saber de onde ele vem...

minha música favorita dele se chama "someone like you", cujos versos dizem:

"someone like you make the world worth while" (alguém como você faz o mundo valer a pena)- feliz da pessoa para quem ele escreveu esses versos!

Mary Joe disse...

Cláudio, nunca ouvi esse Cd, vou ouvir atentamente... mas gosto da visão que vc tem da pessoa do Van Morrisson. Essa busca pelo conhecimento é algo que também valorizo.

E para concluir, adorei o tom lírico do seu post... particularmente a frase "Tem certas coisas que parecem que está na nossa alma, mesmo que tentemos afastar, não conseguimos". Isso diz muito sobre a vida, e sobre a forma como nos inserimos nela.
Adorei esse post.
Acho que foi um dos mais belos que vc já escreveu.
Beijokas
Mary