sábado, 9 de maio de 2009

Bandas de rock formadas apenas mulheres


As primeiras bandas só de mulheres

Falar qual foi a primeira banda formada só por mulheres no rock é tarefa difícil Muitas devem ter surgido sem nunca terem a oportunidade de gravar, ainda mais que para quebrar o machismo no rock foi um processo lento.
Nos anos 60 existiam as girls group da Motown e do selo Red Bird e eram muitas: The Shangri-Las, The Crystals, The Ronettes, Marvelettes, Supremes, e outras mais obscuras como Feminine Complex, que, apesar de serem formadas apenas por mulheres, não tocavam necessariamente rock, mas pop e soul e R&B. E no mais, não empunhavam uma guitarra, ou seja, não tinham uma atitude rock, e muitas tinham aquele visual de dona de casa que resolveu cantar.

Fanny
Agora, a primeira banda feminina com uma atitude realmente rock´n´roll foi a californiana Fanny – desculpem-me, mas não foi The Runaways – que em 1970 lançou seu début, nele, apesar de ter um quê de folk meio hippie, o que imperava era um hard rock bem ao gosto da época. O curioso que o nome da banda foi sugestionado por George Harrison, que anteriormente era Wild Honey
A música Charity Ball de 1971, foi seu maior sucesso, além de ser o primeiro grupo no Billboard chart hit. O sucesso comercial levou a banda excursionar junto ao Jethro Tull e Humble Pie. Um fato curioso foi que as garotas foram proibidas de atuar no London Palladium com o fundamento de que eram "muito sexy". Outra curiosidade, é que a vocalista e guitarrista, Patti Quatro, era irmã da Suzi Quatro.

Birtha
Outra banda, também antes da The Runaways, foram a Birtha, de Los Angeles. Esta tinha uma forte veia funk, mas com grande influência do Steppenwolf. Elas lançaram seu primeiro disco em 72; saíram excursionando por todo os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em 73 com uma rotina de shows alucinante chegando a ficar 250 dias na estrada, chegando a dividir o palco com gente como Alice Cooper.

The Runaways
Apenas em 1975 surgiu a banda onde saiu as famosas Lita Ford e Joan Jett. Banda que muitos acham que foi a primeira de hard rock formada só por mulheres, e ficou famosa por isso. Basta ir no Wikipédia e verá tamanha asneira. Verdade, que o som delas era até mais “pesado”, mas não significa que foi a primeira banda de hard rock feminino de sucesso.
Recentemente vai ser lançado o filme sobre as garotas, que segundo consta, a atriz Kristen Stewart, a mesma do filme Crepúsculo fará o papel da Joan Jett. E não se assustem se afirmarem no filme que elas foram a primeira banda de hard rock feminino.

Vou deixar videos das três bandas, e que cada um tire sua própria conclusão, levando em conta o ano de cada música.



FANNY "Charity Ball" 1971


Birtha - All This Love (1973)


The Runaways - Cherry Bomb (1976)

3 comentários:

Adri disse...

é como você falou... tem q levar em consideração o ano! q critério é usado pelos críticos para defender isso? se for considerar ROCK no sentido de peso, como o senso comum entende, as Runaways realmente foram as "primeiras". mas as antecessoras também são rockers! mas isso é uma questão de ponto de vista mesmo. particularmente, antecessoras muito boas, mas o peso mesmo só veio com as Runaways! mto legal esse post! extremamente informativo...
beijos

Mary Joe disse...

Gostei muito do post. Informativo detalhado.

Refer disse...

Ops, as moças do Feminine Complex tocavam SIM seus instrumentos e compunham, também.