quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sixto Rodriguez - Coming From Reality (1972)


Existem histórias na música que valem a pena contar. História de pessoas simples e modestas -até com sua própria arte. Falo de gente como o cantor Sixto Rodriguez, um desconhecido do panorama musical americano dos anos 70. Nunca foi mencionado em nenhuma revista musical, enciclopédia do rock, etc. Nunca deu um concerto oficial nos Estados Unidos.
Esse americano, filho de mexicanos, foi fazer sucesso apenas na África do Sul! Isso porque seus dois únicos discos – Cold Fact (1970) e Coming from Reality (1971) foram misteriosamente lançados por lá, fazendo grande sucesso; enquanto nos E.U.A foi fracasso total. Na maior parte do mundo Rodriguez foi ignorado, menos na África do Sul. Sob um governo duro e violento, o álbum foi ouvido no país como um ato de protesto (os Beatles eram proibidos nas rádios).
Depois Sixto desapareceu completamente, ninguém sabia por onde andava, e muitos acreditavam que ele tinha morrido, ou até mesmo suicidado. Mas um belo dia, setembro de 1997, em um fórum de fãs do cantor, apareceu a seguinte mensagem: “Rodriguez é meu pai! E ele está vivo, estou falando sério”, era Eva Rodriguez, filha de Sixto, que – pasmem! – só descobriu que seu pai era cantor, porque um dia mexendo em seus pertences, achou recortes de jornais, revistas falando que ele era artista.
Daí para frente, super feliz com a descoberta, sua filha incentiva o pai a voltar - além do mais, já tinha soltado a notícia na internet – a tocar. Isto levou-o a uma bem-sucedida turnê na África do Sul. Um álbum ao vivo é lançado, Rodriguez toca na Suécia, duas noites em Joanesburgo, e também vai para Austrália.
Seu segundo álbum Coming from Reality, uma obra-prima, de uma beleza entorpecente, foi lançado no outono de 1971. Gravado em Londres com o produtor britânico Steve Rowland. Em uma linha mais folk que o anterior e menos psicodélico e funkeado, foi relançado em 2009 e com três faixas bônus. It Started Out So Nice, I Think of You e Cause são tão lindas que parece que o coração vai sair pela boca!



Link: http://rapidshare.com/files/216685415/Sixto_Rodriguez.rar.html

Um comentário:

Adri disse...

noooooooooohhhhhhhh... q raridade! onde vc encontra essas coisas? oO

me lembrou bob dylan... tou doida? é pq é folk, neh? legal, gostei! ^__^