terça-feira, 21 de abril de 2009

Journey to the Centre of the Earth - Rick Wakeman (74)


Rick Wakeman, nos idos dos anos 70, realizou uma sequência de álbuns impecáveis, que começou com The six wives of Henry VIII – 1973, Journey to the centre of the earth – 1974 e The myths & legends of king Arthur…1975. Claro, que seus trabalhos subsequentes são legais, destaco White Rock (1977) e Rhapsodies (1979). Nos anos 80, foi sua década menos produtiva; já nos anos 90, lançou uma série para piano e discos de new age, que são bem legais. No novo século, lançou Return to the Centre of Earth (2000) com participação de Ozzy Osbourne. Outro álbum que vale ser destacado é Tribute to the Beatles no qual ele dá uma versão Rock-country futurista(!) para Eleanor Rigby.
Para quem não sabe quem é Rick Wakeman, ele é um músico inglês, considerado pelos fãs como o “mago dos teclados”. Grande tecladista com formação clássica (como muitos músicos de sua época) e tornou-se famoso pelo seu virtuosismo (e pelo excesso dele). Começou sua carreira como músico de estúdio e já contribuiu com seu talento para música de David Bowie (ele que toca teclado em Space Oddity, primeiro sucesso de Bowie, em 1969), Elton John, Cat Stevens, Black Sabbath, Al Stewart, entre outros. Sua primeira banda foi o Strawbs, mas ficou famoso mesmo foi quando entrou para o Yes, e contribuiu para os melhores álbuns da banda.
Journey to the Centre of the Earth, é o album de Wakeman, lançado em 1974. A música é uma adaptação livre baseada na novela do escritor francês Júlio Verne: Viagem ao Centro da Terra. Foi gravado ao vivo acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Londres. Trabalho extremamente clássico, com teclados, órgãos, Minimoogs, sintetizadores e demais de excelente qualidade. Grande referência também aos vocalistas, Ashley Holt com uma voz suave e Garry Pickford com um timbre de voz mais grave. São apenas duas faixas (The Journey/Recollection e The Battle/The Forest), mas de tão bonitas que você nem percebe o tempo passar. Ademais, o álbum tem uma das mais belas introduções que já ouvi, inclusive foi usado exaustivamente na televisão (até o senhor Silvio Santos usou).



http://rapidshare.com/files/223415671/Rick_Wakeman.rar.html

3 comentários:

Adri disse...

Eu gosto dele por sua causa. Se não fosse você, nunca ia saber das coisas. Tem gente que se autoititula "enciclopédia do rock". Pra mim, vc é o GOOGLE do rock!
Parabéns!

Mary Joe disse...

Claudio, Rick Wakeman eu conheço! E como é ótimo! Adoro o trabalho dele. E esse cd que vc comentou é muito bom mesmo.
Parabéns, vc escreve muitíssimo bem.
Beijo carinhoso
Mary

rodrigo Passini disse...

Esse disco foi o numero no antigo toca disco , a unica coisa que gostava dos lps eram suas capas gigantes e folhear os encartes,