segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oriental Sunshine - Dedicated to the Bird We Love (1970)


Uma intensa experiência pacífica e misteriosamente

Em meados dos anos 60, quando os Beatles começaram a partir para as experimentações sonoras - principal George Harrison, que já no filme Help! se mostra extasiado pela cítara, ao deparar com alguns músicos indianos durante as filmagens -, abrindo caminho para várias vertentes no rock. Quando os Beatles foram à Índia, aí que a coisa pegou mesmo, bandas usando cítaras, tablas e tampoura surgiram aos montes. Bandas famosas como Love, Rolling Stones, e The Byrds usaram instrumentos indianos, mas havia àquelas que em sua própria formação incluía instrumentos orientais como as desconhecidas do grande público: Magic Carpet, Quintessence, Amber, Saddhu Brand, Rainbow Band e Oriental Sunshine.
Encontrar discos destas bandas é raríssimo, até mesmo na internet é dificil de achar. Vou disponibilizar o único disco produzido pelo trio Oriental Sunshine que são da Noruega! Folk psicodélico com instrumentos indianos e leve influência jazzística e, podemos dizer também, que tem uma leve melancolia nas canções. Em certos momentos quando o vocal masculino e feminino se encontra, lembra Peter, Paul and Mary. Oriental Sunshine era formado por Nina Johansen, vocal; Runa Walle, cítara, guitarra e voz; e o indiano Satnam Singh, flautas e tablas. Foi lançado em 1970 com vendas irrisórias, e fizeram que eles ficassem apenas em um único registro. Se você quiser o original, é melhor ir na Noruega e correr atrás de algum sebo por lá. Agora, me deem licença que vou acender um incenso.



Link:
http://rapidshare.com/files/201753872/Oriental_Sunshine.rar.html

Um comentário:

Adri disse...

Ah, Beatles foi uma ótima referência pra várias bandas. O legal é que, quase invariavelmente, bandas sob a influência deles são ótimas! Nem preciso citar.

Outro dia, vc me disse q um monte de gente da sua turma disse que não gosta de Beatles. Pergunte se eles não gostam de Skank - pq eles tiveram uma fase meio Oasis, que é uma banda muito influenciada por Beatles! Quem diz q não gosta de Beatles é pq não conhece Beatles: ouve Beatles por tabela e curte. Depois afirma besteira... Pura contradição!

Essa música é linda! Com certeza, o mundo se orientalizou naquela época! Deve ter sido uma época muito bacana... Se eu tivesse vivido ela, eu teria sido hippie, totalmente Flower Power - visual e tudo mais...