segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Keane - Perfect Symmetry (2008)


Tenhos boas notícias: a banda Keane desistiu de ser o Coldplay, agora eles querem ser o The Killers, e não é à toa que trabalharam com o mesmo produtor do The Killers. O que ouvimos agora é camadas e mais camadas de teclados no melhor estilo retrô anos 80, com forte influência de Duran Duran, A-Ha e David Bowie fase Scary Monster e Let´s Dance. A melancólica característica dos discos anteriores é deixada de lado um pouco e partem para um clima mais dançante. As faixas que saem do clima anos 80 do disco, são Perfect Symmetry, Black Burning Heart, You Don´t See Me e Love Is the end, portanto o som não foi tão descaracterizado assim. Mas que assusta um pouco, assusta.
Perfect Symmetry, é o terceiro da carreira da banda, procedido pelo belíssimo e melancólico Hopes and Fears (2004) e Under the Iron Sea (2006). É natural que uma banda mude com o tempo, mas não vamos dizer que isto é um disco experimental como tenho lido por aí; fazer disco retrô não é experimentalismo, a não ser que você pegue algo do passado e transforme em algo novo - e não é isto que vemos aqui. O que vemos é uma banda se apossando do som pop dos anos 80 e incorporando ao seu. O pior é que gostei do disco. Agora, vamos apostar em quem o Keane vai querer ser amanhã.

Um comentário:

Adri disse...

Eu peguei já há um bom tempo (uns 3 meses ou um pouco mais) Spiraling que eles disponibilizaram gratuitamente no site oficial para download. Quando eu ouvi a primeira vez, a sensação foi essa: SUSTO. Realmente, me soou como David Bowie anos 80, algo também me lembrou o Suede... Na primeira audição, fiquei desapontada e achei que o som foi descaracterizado! Mas ouvindo novamente várias vezes, eu vi que não... É o Keane usando uma roupa nova. Por que usar a mesma roupa sempre? Ser original (ainda que bebendo em fontes passadas) é fundamental! Na moda também é assim: as pessoas adotam o um look retrô neo-hippie futurista e ARRASAM!
Vou ouvir o disco novo e com certeza vou gostar. Mas não como eu amo Hopes and Fears, isso eu tenho certeza!
Adoro essa banda, gostei muito de vê-la aqui...
Beijos