quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Richard Wright 1945-2008


Recentemente perdemos uma dos tecladistas mais importantes da música, Rick Wright do Pink Floyd. Rick foi um dos fundadores da banda, estava com 65 anos e sofria de câncer, faleceu segunda-feira, dia 15 de setembro. David Gilmour escreveu muito bem sobre seu velho amigo em seu site, entre vários comentários sobre o amigo, destaco quando ele diz: ““Na confusão de discussões sobre quem ou o quê era o Pink Floyd, a enorme contribuição de Rick era Freqüentemente esquecida”. Realmente, desde criança vejo a crítica destacando mais Gilmour e Roger Waters e até alguns como Valdir Montanari (autor do livro “Rock Progresso”) que deixava claro sua preferencia por Nick Mason (baterista). Verdade que o Pink Floyd não seria considerado uma das maiores bandas de todos os tempos se não tivesse excelentes músicas; mas Rick sempre ficou à merce dos outros.
Richard William Wright, nasceu em Londres, em 28 de julho de 1945. Seus pais, Bridie e Cedric Wright, tiveram mais duas filhas, Selina e Guinevere. Rick estudou até os 17 anos na Haberdashes School, quando se transferiu para a Regent Street School of Architeture. Ali conhece o baixista Roger Waters e o batera Nick Mason. Os três tocaram juntos por uns 6 meses, antes de formarem um grupo que se tornaria o Floyd, com a chegada de Syd, Nick já estava ao piano, o instrumento que um dia estudara só duas semanas na London College of Music. O resto foi aprendido mais por esforço próprio. Com a evolução do Floyd, Rick foi começando a usar outros teclados, sintetizadores e até a controlar os efeitos com fita. Em 78 ele lança seu primeiro álbum solo Wet Dream, que considero o melhor. O disco é bem tranquilo, como também ele foi.




http://rapidshare.com/files/146085586/Richard_Wright_-_Wet_Dream.rar.html

Um comentário:

Adri disse...

É verdade... Nosso mundo é muito injusto. Mas a luz que ele deixou nunca vai se apagar dos olhos daqueles que puderam vê-la!