domingo, 21 de setembro de 2008

Duffy - Rockferry (2008)


Já falei aqui da Amy Winehouse, agora é a vez da Duffy e logo falarei da Estelle. Duffy é galesa e também canta soul music, porém, é menos eclética que Amy, limitando-se ao soul e ao pop. Duffy dentre estas novas cantoras do Reino Unido, é a que mais tem cara de anos 60; a comparação com Dusty Springfield é justificável, – até parece um pouco com ela. Muitos críticos dizem que ela é a Dusty Springfield dos anos 00. Fica difícil discordar quando se escuta, por exemplo, canções como “Distant Dreamer”.
Seu debut foi produzido por Bernard Butler do Suede, que é co-autor de algumas das faixas. A moça canta muito, tanto quanto às cantoras citadas acima. As letras das canções são mais para dor-de-cotovelo do que as da Amy e sem a alegria de uma Joss Stone.
Duffy não ficou tão conhecida na mídia nacional como a Amy Winehouse (será por devido aos escândalos?) mas na Inglaterra a história é outra. Na semana de lançamento de seu primeiro álbum, Duffy garantiu um feito que apenas 9 cantoras conseguiram em toda a história da Inglaterra: "Rockferry" foi o disco mais vendido e "Mercy" foi o single mais vendido e a música mais tocada nas rádios! "Mercy" já era 1ª nas rádios mesmo antes de o CD chegar às lojas: isso nunca tinha acontecido antes com uma cantora inglesa! Em apenas 6 semanas, "Rockferry" já vendeu mais de 1 milhão de cópias e atingiu o primeiro lugar em 11 países!
Bom, acho ela muito mais retrô do que a Amy, além de ser uma versão mais clean desta. Mas chega de comparar: o importante é nós, fãs de música, saímos ganhando com tantos talentos despontando por aí.



http://rapidshare.com/files/147219522/Duffy_-_Rockferry.rar.html

Um comentário:

Adri disse...

Irretocável post. A moça é tudo que você disse, sem tirar nem pôr. Não consigo tirar da cabeça a música "Warwick Avenue".