terça-feira, 19 de agosto de 2008

Regina Spektor - Begin to Hope (2006)


Compositora, cantora e pianista, Regina nasceu em Moscou, aos 9 anos de idade, saiu da Rússia com sua família no período da Perestroika, indo para Nova Iorque. Desde de cedo esteve envolvida com música, sua mãe era professora de música e o pai, além de fotógrafo era violinista. Regina toca piano desde os seis anos de idade, portanto, não é à toa que fica nítido o domínio que ela tem no piano, desde os primeiros discos, que seguiam uma linha mais jazz de cabaré. Em Nova Iorque que seu leque musical se ampliou, conheceu a cena indie americana, foi trabalhar de garçonete e até ajudante de detetive e, conheceu e ficou amiga dos Strokes - Nick Valensi, guitarrista da banda, participa da faixa Better – enquanto ela vendia por conta própria cópias de seus discos lançados anonimamente. E foi através destas cópias, que um dia, uma chegou às mãos de Gordon Raphael, produtor do Strokes, assim sua carreira pôde deslanchar. Foi com este Begin to Hope, lançado em 2006, que a ruiva ficou conhecida, talvez porque também, sua música ganhou um direcionamento mais pop, embora o anterior Soviet Kitsch já tinha vestígio deste direcionamento. Em Begin to Hope traz grandes sucessos como Fidelity e Better, como também a curiosa Après Moi, onde insere versos de autor Boris Pasternak, na sua língua materna, o russo; além do rock bem ao estilo indie de That Time e a belíssima canção Field Below. Regina também é um tipo bem diferente em relação as cantoras de sua geração: não bebe, não fuma e não freqüenta clínicas de reabilitação.
Muitos críticos comparam Regina Spektor a Toris Amos, nisto posso até concordar um pouco, mas comparar a Bjork, sinceramente, passa longe.
Curiosidade: Quem viu o filme da continuação dos “Contos de Nárnia”, o “Príncipe Caspian”, saiba que a música que finaliza o filme, “The Call” é cantado por ela. Por tanto, insiro o video abaixo:


Link para o álbum:
http://rapidshare.com/files/138513711/Regina_Spektor_-_Begin_to_Hope.rar.html

2 comentários:

Adri disse...

Realmente algo lembra a Tori Amos mas acho a música da Regina bem mais pop. Minhas favoritas são Better e essa The call... Lindas, neh?

Mary Joe disse...

Acompanho Regina Spektor desde que um amigo virtual (quem será?) me apresentou a mesma. E gosto imensamente da leveza do som, bem como do timbre dela.
E naõ sabia que a música do Príncipe Caspian é dela. Realmente é uma bela música