quarta-feira, 18 de junho de 2008

THE SONICS


Quando Kurt Cobain (Nirvana) visitou o Brasil, ele fez o seguinte comentário a respeito deles serem a melhor banda de Seattle que já surgiu: "A melhor banda já surgida em Seattle foi The Sonics". E indagou: "Será que quando eu ficar velho vou ser tão bom quanto eles?". Kurt não ficou velho para saber se seria tão bom quanto o The Sonics.
Não tenho dúvidas, que eles foram inspiradores do movimento punk; eram uma banda de garagem, mas não qualquer banda de garagem dos anos 60. Surgidos em 63, The Sonics – o nome foi inspirado na fábrica local da Boeing - perverteram o rock´n´roll dos anos 50 e o blues britânico em três acordes e dois canais, com tamanha intensidade e selvageria que a sua rasura musical conseguiu antever em mais de dez anos a inauguração do punk rock.
Eles brigavam com os engenheiros de som e choravam pela falta de recursos dos estúdios para conseguir um som mais pesado jamais almejado por alguém. Usavam a imaginação, perfurando alto-falantes nos amplificadores com picadores de gelo, enquanto o baterista Bennett massacrava seu kit incessantemente. Ele se lembra dos engenheiros de som aflitos com a gravação: “Um deles disse: ‘ Isso nem parece bateria’, e o outro respondeu: ‘O que é que eu vou fazer? Olha esse cara!”
Se os Beatles cantavam "She Loves You", Gerry berrava que a bruxa vinha te pegar em um Cadillac no primeiro single, "The Witch", que só teve difusão regional. Preferiam beber veneno ("Strychnine", depois em versão com The Cramps), o que resultava em distúrbios mentais ("Psycho"). Após o álbum de estréia - Here Are The Sonics! (64) - veio Sonic Boom (com "He´s Waiting", tratando de satanismo, ou tem gente ainda que acredita que o Black Sabbath foi a primeira banda a falar deste tema?).
Claro que não tiveram sucesso além de alguns hits no território americano. A audácia cobrou seu preço. No máximo, abriram shows para The Beach Boys, Lovin´ Spoonful e The Kinks. Mas pelo menos, influenciaram uma legião de bandas e contaminaram para sempre o rock´n´roll.

Um comentário:

Adri disse...

como sempre, um SHOW ESSE POST!
adorei as curiosidades... especialmente aquela sobre satanismo. hahahaha...