domingo, 25 de maio de 2008

Across the Universe - O Filme


Este filme faz jus a obra musical dos Beatles! Uma viagem aos anos 60, passando por toda obra dos Beatles, cantadas pelos próprios atores, com exceção da participação de Joe Cocker (“Come Together”) e Bono Vox (“I Am The Walrus”). Vale destacar a reeleitura que a banda The Secret Machines fizeram para “Flying” no final do filme, uma viagem psicodélica de quase nove minutos – Doido.
A história parte da história de um jovem (Jude) inglês de Liverpool. Entendiado com a falta de perspectiva e movido pela curiosidade de conhecer o pai, ele deixa a mãe e a namorada. Nos Estados Unidos, ele descobre que o pai é casado, tem outra família e nem sabia da sua existência. Neste ínterim, ele conhece jovens contestadores, típicos dos anos 60: Max, Lucy (por quem se apaixona), a roqueira Sadie, o guitarrista JoJo (seria o Hendrix? ) e a “lésbica” Prudence. “Across the Universe” vai dos becos de Liverpool ao universo criativo e psicodélico de Greenwich Village, passando pelas ruas tomadas pelos protestos em Detroit e pelos campos do Vietnã.
Mais do que uma versão atualizada de Hair (não tem como comparar), Across the Universe tem a qualidade de ser tocante sem ser piegas. Todas as canções são contextualizadas em trechos da trama do filme. Entre muitas qualidades, o filme (que tem a duração de mais de duas horas) trás a discussão sobre onde aqueles anos incríveis foram dar, ainda mais que o mundo vem “homenageando” o 1968 “o ano que não acabou”. As guerras continuam, mas as ruas se esvaziaram. Lucy, a mocinha da trama preveria isso e um diálogo conflituoso com Jude em uma lavanderia: “Talvez quando bombas começarem a cair aqui, as pessoas passem a prestar atenção na guerra”. Ironia fina que não passa despercebida mesmo no meio de tanta beleza beatlemaníaca.

Curiosidades:
A própria diretora apresentou o filme e contou como foi a experiência de mostrá-lo aos músicos verdadeiros.
“Ringo foi o primeiro a ver a versão final do filme, e depois Yoko Ono e Olivia Harrison [viúvas de John Lennon e George Harrison]. Dois meses depois, tive um momento de alegria terrificante, quando me vi em Londres ao lado de Paul McCartney, que via minha obra. Fiquei insegura de tudo, tremia, e depois ele começou a cantarolar em voz baixa. Era ‘All my loving’. E me disse: é impossível que eu não goste”.
A diretora também revelou que havia a hipótese de chamar Ringo e Paul para interpretar algumas cenas no filme. “Ringo teria que fazer um bêbado pulando sobre um monte de lixo enquanto canta. E Paul teria que cantar ‘Hey Jude’. Mas eles não quiseram, não queiram ficar em evidência. Além disso, seria arriscado para o filme se aparecessem dois Beatles verdadeiros assim de repente”.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Across the Universe
Título Original: Across the Universe
País de Origem: EUA
Gênero: Musical / Romance
Classificação etária: 10 anos
Tempo de Duração: 133 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estréia no Brasil: 07/12/2007
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/ acrosstheuniverse/
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Julie Taymor

Elenco
Evan Rachel Wood ... Lucy
Jim Sturgess ... Jude
Joe Anderson ... Max Carrigan
Dana Fuchs ... Sadie
Martin Luther ... JoJo
T.V. Carpio ... Prudence
Spencer Liff ... Daniel
Lisa Hogg ... Jude's Liverpool Girlfriend
Nicholas Lumley ... Cyril
Michael Ryan ... Phil
Angela Mounsey ... Jude's Mother (Martha)
Erin Elliott ... Cheer Coach
Robert Clohessy ... Jude's Father
Curtis Holbrook ... Dorm Buddy
John Jeffrey Martin ... Dorm Buddy

2 comentários:

Adri disse...

PERFEITO!

Mary Joe disse...

Ficou muito legal, Claudio. Gostei. Agora só falta assistir o filme...