sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mods x Roqueiros


Em primeira instância, mods eram aqueles caras que no início dos anos 60
usavam terninhos e franjas. Entre 1959 a 1963, o rock nos EUA tinha "morrido" pela primeira vez: com a entrada de Elvis para o exército e outros partindo para o country e baladas açuracadas e principalmente com o acidente de avião em que perdemos Richie Valens, Big Bopper & Buddy Holly e ficou conhecido como "o dia em que o rock morreu". No reino unido a coisa era diferente: todos sabemos da preocupação dos ingleses em se vestirem bem, criar modas e estilos - lembre-se como a primeira "invasão inglesa" influenciou o EUA na forma de vestir e comportar e também os news romantics nos anos 80 - Nessa época, um verdadeira sub-cultura juvenil se desenvolvia em Londres, mas especificamente ao redor das lojas de roupas do bairro do Soho Eles eram chamados de Mods (uma corruptela de Modernists, ou seja, modernos).
Em 1964, os Mods ouviam sua própria música (R&B, Soul, artistas da Tmala - Motown americana), usavam seu próprioa transporte (vespas), roupas (camisas e calças Levi´s, jaquetas de algodão e sapatos no estilo dos de jogar boliche) e drogas (vários tipos de anfetaminas). O que os diferenciava era que a única preocupação deles era estilo. Nenhuma conotação política ou ideológica.
Os Mods entravam direto em choque com o pessoal que continuava mais ligado ao Rock and Roll dos anos 50, suas Harley-Davidson e jaquetas de couro, criando assim o famoso "duelo" Mods versus Rockers. Embora, um confronto tenha acontecido uma vez em uma praia da Inglaterra, foi extremamente manipulado e aumentado pela mídia, oque de certa forma, foi bom, já que chamou atenção para o estilo.
Com a chegada do psicodelismo e o movimento hippie, o movimento Mod entrou em decadência.
Muitas bandas foram influêncidas pelos Mods nas décadas seguintes como o The Jam, nos anos 70. Aqui temos o Ira, que em seu disco de estréia Mudança de Comportamento de 1985, presenteou os brasileiros com o hino Mod tupiniquim "Ninguém Entende Um Mod".
Para quem quer entender melhor sobre os Mods, veja o filme Quadrophenia (1979) baseado no álbum do The Who, onde se pode ver o Senhor Sting (The Police) novinho. Este filme foi uma celebração do movimento mod, mostrava bem esta rixa entre rockers e mods, além das belas canções do The Who.
Bandas mods famosas: The Yardbirds, The Who (no começo), The Creation
Small Faces, Kinks e Blues Magoos.

Um comentário:

Dri disse...

*-* nhaaaaa.... não sabia de quase nada do q vc falou aqui!
mto legal, adorei! ;)