sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Quem precisa de hierarquias?


Nossa sociedade é baseada em hierarquias, seja de poderes civis, eclesiásticos ou militares, concordamos com isto, pois acreditamos que sem hierarquia o mundo torna-se uma bagunça. Mas pode existir liberdade onde existe hierarquia? Hierarquia é demonstração de poder; poder sobre os outros. Toda Hierarquia gera desigualdades, revolta e oculta - às vezes explicita - o sentimento de superioridade. Hierarquia cria desigualdades.
Defendemos a hierarquia porque gostamos e amamos o poder. De uma forma direta ou não, o poder nos satisfaz, sentimos nosso ego valorizado e camuflamos nossa baixa-estima através dele. Costumamos tanto com hierarquias que acreditamos até em uma hierarquia Divina, onde “Deus, Todo Poderoso” controla tudo e todos, pois “temos que obedecer-lhe”. Isto é fruto da crença em um deus antropomórfico.
Não precisamos de hierarquias para ter respeito à “Deus”, governo, entidades espirituais, pais, professores etc. Porque o respeito vem é da admiração e não da imposição, poder e subordinação. O homem ama o poder, por isto cria hierarquias; leis e mais leis para os outros cumprirem e não seus criadores e mantedores das leis.
Observe uma pessoa que você admira e verá que você fará o possível por ela independente da posição hierárquica que ela ocupa em sua vida ou sociedade. Lembro que quando meu pai teve um princípio de derrame e perdeu alguns movimentos temporariamente, me pediu para pagar uma conta pra ele no banco. Ele mesmo mal conseguindo ficar em pé, tentava trabalhar, serrando umas tábuas com muita dificuldade. Tive um sentimento enorme de admiração por ele e fui ao banco – sem se preocupar com filas, calor e trânsito – eu só queria fazer a vontade de quem eu admirava muito. Isto mostra que obedecer, cumprir deveres, amar, é independente de hierarquias. Hierarquia pelo contrário, faz você muitas vezes, fingir, ser superficial, interesseiro e muitas vezes obedecer por fora, e por dentro cheio de ódio.
Acredito que um dia, veremos que não precisaremos de hierarquias nem de Leis. Viveremos de acordo com as “leis” internas, em que o amor dentro de nós ditará as “leis”; não haverá hierarquias pra dizer o que é certo, porque agiremos de tal forma, que nunca passará em nossos corações o desejo de prejudicar, tirar vantagem ou ser superior aos outros. Nem alguém que se sinta em um patamar superior de evolução, porque evolução cria o sentimento de igualdade e não de superioridade.

3 comentários:

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana disse...

sinceridade é tudo. o que fala, eu vejo, vem do coração. suas palavras fluiram para o papel, ainda que virtual. que suas digressões alcancem aqueles que estão em sintonia com elas...

Maria José disse...

Gosto da força por trás de suas palavras. Ainda que talvez por estar como diria vc, no lado do poder, penso que sim, há algo de interessante em ordem e método, rsrsrs.
Mas gostei, gostei muito.
Maria José